Foto: Divulgação ( Secretaria de Segurança Pública do Estado)
A Força Gaúcha de Pronta Resposta (FGPR) esteve em Santa Maria durante o final de semana para a execução da operação Força Gaúcha. Entre sábado e domingo, o grupo de 16 policiais e 5 viaturas realizou ações de repressão e prevenção ao crime com foco em locais relacionados a homicídios e assaltos a banco. Durante a operação foram abordadas 113 pessoas, 34 veículos, feita uma autuação de trânsito e um veículo foi recolhido. A ideia era também dar visibilidade ao reforço do policiamento.
Especialista em Economia fala sobre ineficácia da guerra às drogas
A FGPR foi criada em junho deste ano pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para ser empregada em situações que demandem rápida resposta por parte das forças de segurança. O efetivo também presta apoio a investigações, ações de inteligência, busca e salvamento, cumprimento de mandados judiciais, apoio em grandes eventos, entre outras ações. A tropa é formada por militares estaduais e por servidores da ativa das carreiras da segurança pública ou por inativos e aposentados.
Homem é morto a tiros dentro de casa em Santa Maria
De acordo com o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, o objetivo principal da vinda do grupo para Santa Maria era o reconhecimento da realidade local.
- Como é um efetivo novo, eles estão trabalhando o reconhecimento das regiões e também reforçando a atividade policial. Com isso, ele atuam na questão dos indicadores específicos buscando a baixa destes números por onde passam - explica o coronel.